sábado, 28 de agosto de 2010

Composição Musical - Parte 4


Na Parte 4, nós vamos olhar em alguns conceitos de composição mais avançados (e algumas vezes ainda bem simples), focando em áreas que são frequentemente ignoradas.

Mais Sobre A Dinâmica
Como as mudanças na dinâmica podem afetar sua música de uma forma positiva? Ao contrário do que a maioria de nós gostaria de acreditar, as pessoas quase nunca escutam a música profundamente. Pense sobre isso, qual foi a última vez que você, como músico (ou aspirante de músico pelo menos), sentou em uma cadeira e por 30 minutos só escutou música, fazendo NADA MAIS, e PENSANDO SOBRE NADA MAIS do que a música? Escutar música enquanto está dirigindo seu carro não conta. Escutar música enquanto está limpando um quarto ou fazendo qualquer atividade não conta. Eu quero dizer, sentar parado em uma cadeira, esquecer do resto do mundo, se focar em somente escutar sem pensar sobre qualquer outra coisa por ao menos 30 minutos. Ao menos 99% de todas as pessoas nunca fizeram isso na vida inteira, nem uma vez! Se você (músico e compositor) nunca fez isso, você sabe que quase todo mundo que você quer que escute sua música nunca fará isso quando elas ouvirem suas canções. Mesmo se você pedir ao seu melhor amigo ou membro da família para escutar sua música nova e fazer ele prometer focar apenas na música, a maioria das pessoas não podem fazer isso verdadeiramente sem a mente imaginar algo, pelo menos um pouco. Quando elas começam a ouvir a música eles estão focados, então elas escutam algo que as lembram de alguma outra coisa, então elas podem pensar em você, o que você quis dizer na música, pensando nas suas habilidades, então depois elas podem pensar o que elas vão responder quando você pedir a opinião delas, então elas gastam os últimos 2 minutos tentando formular uma resposta positiva, etc. Tudo isso em um dia bom. A maioria das pessoas ficará tão distraída que a mente delas vai viajar para outras coisas, mesmo se elas não estão fazendo de propósito. Essa é a natureza humana e certamente muito comum na América.
Mas que horror! Nós, compositores e músicos investimos anos em escrever músicas que importam para nós enquanto a maioria dos ouvintes não focam nessas músicas por nem mais de um minuto. Então o que importa para nós, compositores? O que nós podemos fazer sobre isso? Qual elemento musical que você acha que geralmente será mais efetivo em segurar a atenção dos ouvintes mais? O que é isso manterá eles focados na música, e não nas outras coisas? Todos os elementos musicais podem contribuir para segurar a atenção do ouvinte para uma certa extensão, mas um elemento particular é extremamente efetivo quando usado bem.... Dinâmica.
Pense sobre você sentado em casa assistindo TV. Quando chega uma série de comerciais, o que a maioria das pessoas fazem? Elas ignoram esses comerciais, pensam sobre outras coisas, levantam e vão pra cozinha, pegar algo para comer, vão ao banheiro, etc. Agora imagine que você levantou e foi para a cozinha enquanto um comercial tocava na TV. O que aconteceria se um comercial de 60 segundos aparecesse, mas ficasse totalmente silencioso por 60 segundos? Depois de alguns segundos, você notaria no fundo que não tem som vindo da sua televisão. Você ignoraria essa drástica mudança de DINÂMICA? NÃO! De fato, é quase impossível ignorar isso. Essa mudança de dinâmica é tão notável que você vai até incomodar as pessoas até que você tenha entendido o que está acontecendo. Questões irão passar pela sua mente como, “O que aconteceu com a televisão? Está quebrada? Alguém desligou? Será que estação de TV está tendo problemas técnicos?” Você volta para a sala de estar e olha para a tela da TV pra ver o que está acontecendo. Então você vê que a TV está funcionando e alguém está sussurrando a mensagem do comercial para você maciamente. Nesse momento você vai voltar para a cozinha? Provavelmente não, a maioria das pessoas vão ficar lá e prestar atenção no resto do comercial.
Nós intencionalmente ignoramos a maioria do que a gente escuta e vê - esse é o modo do cérebro de filtrar estímulos desnecessários, para que nós possamos  focar somente nessas coisas que percebemos que são importantes e relevantes. Isso nos prevem de experimentar informações demais. Tente isso: A próxima vês que você estiver falando com alguém e você sentir que essa pessoa não está te escutando porque está pensando em outra coisa, simplesmente pare de falar. O silêncio vai pegar a atenção delas imediatamente, elas vão parar de pensar sobre as outras coisas e começar a pensar toda sua atenção em você! …interessante… Agora toque sua guitarra para um amigo e logo que você sentir que seu ouvinte está perdendo atenção, pare de tocar. Ele vai instantemente colocar a mente dele de volta ao foco e prestar atenção na música... MÁGICO!!
A equivalência musical na composição é inserir silêncio (descansos) na música. Claro que o modo para usar os silêncio mais efetivamente nas suas canções vai variar de situação a situação. Frequentemente, uma medida 2/4 de silêncio antes de uma seção importante da música vai funcionar muito bem.
·         Duas coisas importantes para se lembrar:
1.      Não use o silêncio de mais. Tenha cuidado para não inserir momentos de silêncio em todas as suas músicas em lugares múltiplos dentro da mesma música isso só vai diminuir o efeito.
2.      Não force silêncio em uma música que não parece natural para a música – fazendo isso vai deixar o som forçado, estranho e não natural. (Claro que se você quiser um som forçado e não natural você deve ir em frente e tentar isso.)
Em adição ao uso do silêncio, as mudanças na dinâmica também criam um efeito similar ao ouvinte. Usar níveis de contraste de dinâmica (colocar volume mais macio e mais alto) pode manter a música interessante e reganhar a atenção não dividida do ouvinte. Transições de dinâmica como “crescendos” (ficando mais alto gradualmente) e “decrescendos” (gradualmente ficando mais macio) indica algum tipo de transição na música. Como uma regra geral, transições ajudam o ouvinte a focar a atenção conscientemente de volta na música.
A maioria das pessoas (ambos, compositores e ouvintes) não estão conscientemente atentos desses conceitos de atenção e dos elementos musicais que influenciam eles... Agora você está.
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Escrito por Tom Hess 
Artigo original: http://www.tomhess.net/Articles/SongwritingPart4.aspx
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