sábado, 28 de agosto de 2010

Composição Musical - Parte 1


A maioria das pessoas se aproximam da composição musical do mesmo modo geral. Para aqueles que escrevem música, não somente letra, o processo mais comum deles é de ir até o seu instrumento e improvisar até eles tropeçarem em alguma coisa que soe legal. Estas pessoas escolhem focar apenas no “objetivo de ter uma música completa” ao invés de se focarem no alto alcance dos “processos” disponíveis de compor música. Em outras palavras, essas pessoas se focam mais no “o quê” (a música que querem escrever) ao invés de “como” (qual processo que podem ser usados). Uma vez que essa decisão é tomada para escrever uma canção nova, eles começam por um processo que é mais fácil, e é mais natural para eles – improvisar em seu(s) instrumento(s).
Para ilustrar os exemplos abaixo, vamos supor que seu instrumento principal seja a guitarra elétrica. Prós e contras naturais existem com cada processo e método de composição. Aqui estão os prós e contras óbvios do processo de improvisar com seu instrumento:

Vantagens Deste Método:
·         Esse é o processo de composição mais fácil para a maioria dos compositores.
·         Você pode começar imediatamente (com pouco ou sem nenhum planejamento pré-composicional, ou idéia)
·         Você pode aproveitar das vantagens e possibilidades naturais da guitarra, como tom, tocabilidade, alcance dinâmico, número de notas simultâneas, articulação, etc...
·         Se você é um guitarrista competente, você pode facilmente criar música que é natural para a guitarra. Você, provavelmente vai ter ao menos um comando básico geral da guitarra, então tocar suas idéias guitarrísticas não será um problema, na maioria dos casos.
·         Por causa que a maioria dos compositores (mesmo profissionais) escrevem desse modo, seus resultados “musicais” podem ser similares de alguns que vieram antes de você e escreveram hits musicais de sucesso.

Desvantagens Deste Método:
·         Você é limitado pelas limitações do instrumento de tom, tocabilidade, alcance dinâmico, número de notas simultâneas, articulação, etc..
·         Você tende a repetir algumas idéias que usou antes em outras seções de composição.
·         É fácil cair na armadilha de pensar como somente um guitarrista ao invés de um músico compositor.
·         Você pode descobrir que suas mãos estão fazendo a maioria do trabalho de criação, não sua mente criativa.
·         O alcance dos possíveis resultados musicais é limitada quando usa somente esse processo. Não necessariamente porque existe algo de errado com a guitarra, ou com você.

Qualquer processo de composição sozinho será limitado. Você deve trabalhar realmente duro para espremer o máximo possível de um processo. Claro que ter múltiplos processos é melhor do que ter somente um (Eu discutirei outros métodos em artigos futuros).
Vá para seu instrumento e comece a improvisar, note quais tipos de coisas você faz naturalmente. Qual é o processo que você geralmente começa? Você começa tentando escrever uma melodia? Ou você começa com os acordes? Tem uma lista de idéias que você pode usar para começar:

Comece Com a Melodia:
·         Neste caso, decida se a melodia que você está tentando escrever será uma melodia vocal ou instrumental. Isso é muito importante porque as melodias vocais precisam ter espaço para o cantor respirar e você deve considerar os alcance das notas - O alcance de um cantor é menos flexível do que nos instrumentos. Mantenha tudo isso em mente enquanto escreve melodias.
·         Considere o contorno das suas melodias (shape e direção).
·         Ela tem um clímax (ponto alto)? Onde ele deveria estar na melodia?

Comece Com Os Acordes:
·         Escolha um centro tonal (tom) para iniciar. Você não precisa continuar no tom pela música inteira, mas é sábio pelo menos iniciar com um tom. Você pode derivar até outro tom, se desejar.
·         Pense sobre a progressão de acordes, há momentos de tensão e resolução? Estes momentos estão na melhor ordem?

Comece Com Acordes e Melodia ao Mesmo Tempo
 - Eu gosto desse pra caramba! Comece com um único acorde e a nota de uma melodia ou frase, enquanto você adiciona no próximo acorde e notas mais melódicas, escreva-as juntas. Experimente trocar o acorde, mas não a frase melódica. Experimente trocar a frase melódica mas não o acorde.

Comece Com O Ritmo
·         Considere os tipos de padrões rítmicos que você normalmente usa. Frequentemente um deles é exatamente o que você precisa para entrar no groove de uma nova música.
·         Experimente com variações dos seus padrões rítmicos favoritos. Pegue um padrão comum, e toque ele de trás pra frente.
·         Crie algo totalmente novo. Force a si mesmo a não permitir nenhum dos seus padrões favoritos para entrar na sua nova idéia musical.

Dinâmica, Textura e a Forma são os elementos musicais mais ignorados entre compositores. As Companhias Fonográficas contratam produtores para melhorar a qualidade de composição feita pelos escritores. A maioria dos produtores gastam muito do seu tempo (e dinheiro do artista!) insistindo com as músicas nessas três áreas porque os compositores frequentemente negam gastar tempo e esforço suficiente nelas. A maioria das pessoas pode escrever uma melodia e juntar os acordes, mas não lutar com dinâmicas, texturas e formas.

Comece Com A Dinâmica.
·         Se você está pensando sobre a dinâmica enquanto está compondo cada parte da música você já está na frente no jogo.
·         Planejar como será o alcance dinâmico de cada seção da canção nova será. Quais partes serão mais altas e quais serão mais leves? Você pode criar transições “naturais” entre elas? Você quer criar transições “naturais”?

Comece Com o Timbre.
A variedade de instrumentos que você usa, e quais sons você vai tirar desses instrumentos trás cor para sua música. Uma vez que você tiver uma melodia escrita, experimente com quantos tipos diferentes de qualidades de som você pode utilizar para tocar ela. Mesmo se você está escrevendo só uma música para um instrumento solo, como você pode “colorir” o som com aquele instrumento? Por exemplo, tocando uma guitarra lá embaixo na ponte produz um som totalmente diferente do que tocar no centro da corda (12ª casa).

Comece Com A Textura
A densidade do som e o timbre podem influenciar os tipos de melodias que você compõe. Considere como a densidade da textura pode mudar de seção para seção. Qual tipo de efeito musical resultará? Uma única linha de guitarra pode te levar a escrever linhas guitarrísticas, mas se você usar a guitarra pra compor uma parte de teclado, sua aproximação frequentemente será (e provavelmente deveria ser) um pouco diferente.

Comece Com A Forma
Começando aqui pode fazer maravilhas para te deixar fora de confusão (musicalmente falando). Quando você pensa sobre a forma (arranjos de partes da música) antes no processo musical, é mais fácil colocar sua cara nela depois. Quando você escreve várias partes de uma canção, mas nada parece juntar as partes individuais em uma maneira coesiva, isso geralmente acontece porque há pouca ou nenhuma preparação sobre forma antes no processo de escrita.
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Escrito por Tom Hess 
Artigo original: http://www.tomhess.net/Articles/SongwritingPart1.aspx
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