sábado, 28 de agosto de 2010

Composição Musical - Parte 3


Na Parte 2, eu expandi idéias observando o processo de composição começando com a Melodia ou com os Acordes. Aqui eu irei entrar em um detalhamento maior com outros processos para esticar o que eu comecei em Parte 1. Por agora, você deve ter descoberto  que estes 3 artigos de composição estão em um nível mais avançado do que os típicos artigos de composição da maioria dos livros. Se o conteúdo que você ser abaixo é mais profundo do que você entende agora, não desista, talvez no futuro você estará pronto para essas idéias mais avançadas. Se você entende esse material, ótimo! Implemente estas idéias enquanto você as encaixa em sua música.

Comece com o Ritmo:
Combinações:
Combine 2 ou mais idéias rítmicas completamente diferentes em uma única idéia. Pegue dois dos seus padrões rítmicos e combine-os em uma única idéia.

"Desenvolvendo" Valores Rítmicos:
Crie um curto padrão rítmico de uma medida de duração. Escreva ele no papel. Agora aumente o valor de cada evento rítmico (nota ou descanso). Aqui está um exemplo; Vamos dizer que você tenha esse padrão: Uma nota quaternária, duas notas 8ªs, mais uma nota quaternária, e então quatro notas 16ªs. Agora, “desenvolva” todas essas notas rítmicas dobrando sua duração.
Mude todas notas quaternárias por meias notas.
Mude todas notas 8ªs para quaternárias.
Mude todas notas 16ªas para 8ªs.
O exemplo acima te dará um padrão rítmico que é mais devagar e duas vezes mais longo mas usando o mesmo número de eventos e o exato mesmo padrão

"Diminuindo" Valores Rítmicos:
Este é o mesmo conceito de “Desenvolvendo Valores Rítmicos”, exceto que agora você fará o oposto. Encurtar cada evento rítmico, os resultados no mesmo padrão, mas em valores rítmicos mais curtos (rápidos). Usando os exemplos acima, você agora:
Mude todas notas quaternárias para 8ªs
Mude todas notas 8ªs para 16ªs.
Mude todas notas 16ªas para 32ªs.

Sim, é legal. Os exemplos acima são bem básicos, porque eu te disse para ou dobrar a duração (em “Desenvolvendo”) ou cortar pela metade (em “Diminuindo”). Mais há combinações mais legais como adicionando um ponto depois de cada nota ou mudar para triplets, isso também pode ser feito "Desenvolvendo” ou “Diminuindo”.

Criação Rítmica Destrutiva:
Eu escrevi um artigo chamado “Criatividade e Expressão” (em 2 partes). Na Parte 1, eu escrevi sobre uma conceito chamado “Criação Destrutiva”, a qual eu acho, pessoalmente, um assunto fascinante. Eu propositalmente não dei exemplos desse processo naquele artigo para que as pessoas ponderem os conceito e possam pensar em modos originais para usar e Criação Destrutiva. Esse conceito tem sido extremamente útil para mim quando estou escrevendo algumas das minhas idéias rítmicas progressivas no me CD do HESS - “Opus 2”.
Aqui está um exemplo da Criação Destrutiva, faça isso: Pegue um lápis, borracha e papel. Escreva 32 notas 16ªs. (no tempo 4/4 isso será duas medidas de notas 16ªs). Agora, aleatoriamente apague 7 (ou 11, 14, ou qualquer número) notas 16ªs. Agora toque o novo ritmo resultante no seu instrumento (ou use uma máquina de bateria, computador, etc. Se você não gostou do resultado, tente apagar menos ou mais notas, mudar a ordem das notas, tocar de trás pra frente, etc.
Uma vez que você tiver uma nova idéia rítmica que parece ter potencial, aplique as outras idéias no ritmo já discutido a esse ritmo. “Desenvolva” os valores rítmicos, “Diminua-os”, toque isso de trás pra frente ou caça algumas combinações dessas idéias, as possibilidades são infinitas. Se nenhuma dessas idéias parece estar te ajudando, pode ser porque você ainda não escreveu uma melodia interessante para esses ritmos. Então comece a compor novas melodias ou progressões de acordes, ou riffs, etc. Para essas idéias rítmicas. Então elas vão começar a tomar vida.
___________________________________________________
Escrito por Tom Hess 
Artigo original: http://www.tomhess.net/Articles/SongwritingPart3.aspx
Já que leu até aqui, comente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário