sábado, 28 de agosto de 2010

Composição Musical - Parte 2

Neste artigo, eu expandi a lista das idéias para cada conceito. Antes de chegar lá eu quero apontar que a maioria dessas idéias são estratégias de entrada para a composição. Isso é dizer que esses conceitos (e a maioria das idéias listadas em “Composição – Parte 1”) são geralmente melhor encaixados quando se está começando o processo de composição de uma música nova. Elas também podem ser úteis no começo de uma nova seção da música. Assim, há idéias e técnicas que são geralmente mais efetivas para resolver um problema composicional (como transições, modulações, economia, clímax, etc.), mas não se preocupe, essas coisas serão apresentadas depois.

Começando Com A Melodia:
Depois de você ter escrito uma melodia, comece a escrever os acordes ao redor dela. Isso vai te ajudar a compor os acordes para essa melodia. Se você gravar a melodia primeiro, escutar a melodia enquanto escreve os acordes. Ok, depois que você tiver sua nova progressão de acordes escrita, grave ela. Escute a gravação somente da progressão dos acordes (sem a melodia). Usando a progressão dos acordes que você escreveu para a sua melodia original, use sua guitarra para improvisar/compor outra nova melodia para estes acordes. Componha várias melodias diferentes. Algumas vezes a melodia original pode até não ser usada na música porque uma ou mais dessas novas melodias podem ficar melhor do que a original. É sempre bom ter opções para escolher.
Se, depois de compor várias melodias, sua melodia original ainda é sua favorita, não pense que você perdeu seu tempo escrevendo novas melodias que não são tão boas. Várias vezes, você pode ainda usar ao menos uma dessas novas melodias até com a primeira melodia. Por exemplo, sua melodia favorita pode ser usada para melodia vocal, mas você pode querer usar outra melodia como uma contra-melodia tocada em outro instrumento dentro da primeira melodia vocal, ou você pode usar a segunda melodia como outra melodia vocal cantada pelos backing vocals.
Ainda, outra opção é usar a melodia original como a primeira metade de uma melodia mais longa e então usar outra das melodias como segunda metade dessa nova longa melodia. Nesse caso, a segunda melodia serve como uma extensão da primeira para formar uma nova melodia longa. Apesar de que isso pode ser uma técnica muito útil produzindo mais resultados originais, ela raramente funciona perfeitamente da primeira vez que você tenta combinar duas melodias para formar uma. Você provavelmente vai precisar de ao menos algum ajustamento (alteração) para uma, ou ambas melodias para conectar elas de um modo coesivo.
Uma variação da última idéia é usar duas melodias diferentes na mesma seção da música, na forma AB, ABA, ABBA, ABAB ou alguma outra variação. É importante entender a diferença entre essa idéia de separar seções formar e o último conceito de fazer uma única longa melodia. A idéia da longa melodia tem uma estrutura formal de “A” (não necessariamente longa), Vs. “AB”. Em ambos casos você está usando ambas melodias uma depois da outra, mais na longa idéia de “A” você tipicamente precisa fazer alterações para fazer ambas as melodias se encaixarem como “uma melodia contínua”. A idéia “AB” não precisa ter o mesmo nível de coesividade. Linearmente, a versão “AB” tem duas partes distintas que podem ser rearranjadas em muitas combinações diferentes (AB, ABA, ABBA, ABAB, AABBA, etc.).
Mesmo se finalmente você decidir prosseguir com sua idéia original e jogar todo o resto fora que foi sugerido aqui (algumas vezes isso acontece comigo também), o processo de passar por todas essas técnicas te fará crescer como compositor, então vale o tempo e esforço que você investiu.


Começando Com os Acordes
Veja que esse novo conjunto de idéias começam do mesmo modo que o último conjunto, mas os benefícios e resultados serão muito diferentes. Depois de você ter escrito uma progressão de acordes que você gosta, escreva várias melodias diferentes para ir com os acordes. Uma vez que você tiver composto algumas melodias, grave cada uma delas sem os acordes. Se você precisar, escute de volta cada melodia e componha NOVAS progressões de acordes para cada melodia. Se você escrever 5 melodias em cima da progressão de acordes original, você vai escrever 5 novas progressões de acordes. (Uma para cada melodia.)
Como você pode imaginar as mesmas variações e combinações que foram sugeridas acima em “Comece Com a Melodia”, podem ser aplicadas aqui. As mesmas idéias e variações podem ser usadas para “Comece com Acordes E Melodia Ao Mesmo Tempo” (discutidas em “Composição Musical – Parte 1")
O objetivo aqui, nos exemplos acima, é te manter pensando sobre “desenvolver” suas idéias mais e mais antes de colocar a primeira idéia que vier na sua cabeça. Frequentemente o processo de desenvolver suas idéias resultará em resultados muitos superiores em relação aos que você teria alcançado sem ter feito isso. Claro, algumas vezes você pode gostar mais das suas primeiras idéias do que das últimas, ou usar novas idéias em uma canção totalmente nova.

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Escrito por Tom Hess 
Artigo original: http://www.tomhess.net/Articles/SongwritingPart2.aspx
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