sexta-feira, 3 de junho de 2011

Composição: 6 Passos Para Compor Sua Primeira Música.

(Foto - Jon Foreman, um dos meus compositores preferidos escrevendo no papelão)

"... Palavras de sabedoria 

"Quando você está compondo, se você está com medo da música ficar horrível, você nunca escreverá uma nota".
 
Jeff Boyle, cantor-compositor de Cubs Win”e uma multidão de comerciais de TV, incluindo Coors Light e McDonald's.

Composição pode precisar de uma quantidade enorme de paciencia e trabalho duro. Felismente, tem muita diversão pra se ter ao longo do caminho. Nesse espírito, nós juntamos — pra você — Os 6 Passos Para Compor Sua Primeira Música:

1. Encontre uma mensagem pela qual você sinta apaixonado.
Escolha uma causa que ressoa com você (uma aposta sempre certa é qualquer coisa sobre o amor - ou a falta dele!). Escreva sobre aquela garota que você está muito inseguro para chamar pra sair ou aquele cara que você queria que ele te notasse. Escreva sobre o que te interessa. Escreva sobre o que você sabe. Mantenha isso simples! Se o assunto é vital para você, ele provavelmente será vital para os outros também. Da mesma forma, se você não se importa sobre um assunto, não espere que os outros se importem também.



2. Encontre uma melodia simples.
Tantos compositores novos esquentam suas cabeças tentando ser complexos para ganhar amigos e enfluenciar os editores.  Nós compositores não somos pagos por nota – nós somos recompensados pelas conexões fazemos nas sinapses cerebrais do nosso público. Muitas vezes as melodias mais fáceis são as mais duradouras.


3. Procure um progressão simples de acordes.
Procure o seu teclado ou seu violão para esse elemento necessário da sua música, use um programa como o GarageBand, ou pesquise na internet clubes e locais que os músicos possam acomodar as suas letras e melodias em uma comfortável cama de música.

4. Encontre um lugar para escrever.
 Encontre um lugar tranquilo e pacifico para limpar sua mente, acender um pouco de incenso, e deixar que as melodias e emoções fluam. Se isso não for possível, qualquer estação caótica de metrô vai servir. Outros lugares interessantes de se escrever: Supermercados, feiras, partidas de futebol, no carro, e em qualquer outro lugar onde as distrações se beiram zero.


5. Encontre um piano de calda Bosendorfer em uma antiga catedral
e deixe seus dedos pousarem sensualmente sobre as teclas enquanto você compôe
sua obra-prima!
Se isso não for possível, pegue qualquer instrumento velho que está jogado por aí na casa e veja se você pode tirar algum som dele. Na verdade tudo se trata do que você está ouvindo na sua cabeça. Se você consegue imaginar a forma a música finalizada vai soar, você pode escrever ela. O banjo do tio Louie deve servir pra isso.


6. Encontre a confiança dentro de você mesmo para colocar seu coração e alma em
linha e mostrar sua música para outras pessoas.
É através deste circuito de feedback constante que você aprende como melhorar suas músicas. Resista à tentação de considerar só as reações positivas. Da mesma forma, você deve resistir
ao desejo de desvalorizar as reações positivas. Respire os elogios, e o peso das pedradas. Respire tudo isso, mas antes de fazer qualquer alteração, sempre consulte o seu coração pela verdade.

... "
 ___________________________________________________
Escrito por Jim Peterick, Dave Austin e Cathy Lynn
Já que leu até aqui, comente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário