sábado, 30 de outubro de 2010

Como Fazer Ensaios Realmente Produtivos


Eu estou certo de que qualquer um que já começou uma banda e se sente insatisfeito com o resultado dos ensaios encontrará algo útil nesse artigo, uma vez que eu escrevi ele da experiência de ter 2, ou até 3 bandas ao mesmo tempo, e muitos ensaios. Por algum tempo eu sempre tive alguns altos e baixos com os ensaios, mas ao mesmo tempo eu prestava atenção para ter certeza que os ensaios que eu tinha sempre eram mais produtivos quanto eles possivelmente poderiam ser.

Antes do Ensaio da Banda:

Você deve aprender a tocar sozinho todas as partes, e as canções que você planejou para os ensaios, e junto com o metrônomo. Seja crítico consigo mesmo quando está pegando as músicas, pra evitar alguns erros que você não poderá concertar em cima da hora. Prepare todas as suas idéias, grave, e até envie as idéias para seus colegas de banda, para que eles estejam preparados para o que você está trabalhando. Se você tem algumas partes de solo, tenha certeza de que você não fique procurando as notas ou opções de como tocar elas no ensaio. Isso realmente precisa ser feito em casa.

Faça um loop da progressão de acordes que você tem que solar e faça o solo em cima delas. Mesmo que o solo envolva a banda inteira, você pode trabalhar isso sozinho. Se você planeja compor novas músicas no ensaio, durma bem e tente aquecer antes, se você tiver tempo. Não chegue atrasado nos ensaios, especialmente se você paga pelo tempo. Tenha respeito com o tempo de todos os outros na banda, e eles respeitarão o seu.

Também esteja certo de que você cuidou de todos os telefonemas e de todas as distrações em potencial antes de ensaiar, tanto quanto as outras coisas básicas como trocar as cordas, e coisas parecidas. E claro, não vá para os ensaios bêbado, ou sobre qualquer outra influência (a não ser que seja influência musical, hehe.)

Durante o Ensaio da Banda:

A pior coisa que pode acontecer em um ensaio é quando alguém chega de mau humor. Isso reflete em todo mundo, e na música em si mesma. Se tudo te irrita, encontre razões reais para isso, e se acalme. Não desconte nos seus companheiros de banda, porque eles provavelmente não são sua real fonte de mau humor. Energia negativa pode ser um destruidor de bandas bem real.

Arrume o seu som. Eu te sugiro que você estude a natureza física do seu som e do seu instrumento, e aprenda como fazer sons saudáveis nos ensaios. Não se permitam em tocar aos ruídos. E esteja certo de que você não está tocando muito alto. Se você não consegue se escutar bem, e você percebe que está alinhado com a bateria, abaixe os outros instrumentos, ou conserte a configuração da freqüência. Algumas vezes o ruído ocorre mais por uma má equalização, não por tocar alto. Esteja informado sobre como fazer uma configuração boa do som. Cuide disso no início de tudo, porque se não isso irá te deixar na surdez e falta de criatividade.

Quando você está trabalhando em músicas novas, esteja aberto para a opinião de todo mundo, mesmo se você vai tocar a música que você mesmo escreveu; Deixe todo mundo por uma parte deles mesmo na música e escute as idéias de todo mundo, porque isso pode providenciar um pouco para a música que você tinha perdido ou não tinha pensado antes por si mesmo.

Quando algum membro da banda tem que trabalhar na parte que eles tocam junto e não envolve você, não faça barulho com seu instrumento, você vai distrair eles pra caramba, e eles podem ficar nervosos facilmente. Ao invés disso pense em outras idéias que você pode providenciar para a música. 

Sempre. SEMPRE pare qualquer coisa que você está fazendo se você teve alguma idéia muito boa, e grave ela imediatamente, porque não importa quão boa ela seja, sempre tem uma enorme chance que você se esqueça dela. Não se permita fazer isso. Eu perdi algumas ótimas idéias desse jeito, que eu me arrependi totalmente. Isso é recomendável de algum jeito, especialmente se você está fazendo novas músicas. Você pode encontrar muito material em potencial nessas gravações.

Quando você de praticar uma música por completo com a sua banda, e você está tecnicamente pronto, não continue tocando ela normal, ou sem nenhum movimento, ou até pior, parado e só olhando para o instrumento. Pule, se mova, dance, dê uma olhadinha mortal para os seus colegas, toque com a guitarra atrás das costas, com ela no chão, toque com os dentes, com a língua, sei lá... Apenas não fique lá tocando com a sua mente. Você tem que chegar ao ponto, que você nem pensa o que tocar. Quando você for tocar ao vivo, você pode ter um certo problema que vai aparecer se você não escutar o que eu acabei de dizer. Ele pode aparecer mais ainda quando se está tocando uma música energética.

O problema é que quando você toca, você liga o público, e eles ligam você ainda mais, e você vai querer fazer todas as coisas que você deveria ter feito nos ensaios, mas você não consegue fazer, ou então faz e comete toneladas de erros. Apague a luz e consiga uma pequena luz de show nos seus ensaios. Sinta ela como se você estivesse no palco na frente de milhares de pessoas! Você vai achar isso bem interessante e vai esclarecer todas as desvantagens no palco. Até faça pequenas coreografias pros seus shows, se necessário, e vá para os detalhes. Veja o que poderia acontecer no palco, e tente trabalhar isso nos ensaios, antes que consequências indesejáveis possam acontecer.

Eu também aconcelho aproveitar todo o melhor para o tempo do ensaio. Não entre em jams sem sentido (ao menos que você tenha certeza que eles vão beneficiar a banda), não fume, não fique parado em conversas não-musicais por muito tempo, não faça longas paradas (apesar de que elas são úteis as vezes, quando você es exforça acima do topo, e realmente não faz sentido se esticar demais, porque nada criativo vai acontecer), e mais importante, não fique viajando nos seus pensamentos. Esteja lá 120%, ou ao menos 100%, e você notará a diferença.

Depois do Ensaio da Banda:

Se você tem tempo, saia um pouco com seus colegas e conversem sobre tudo que vocês fizeram nos ensaios. Reveja todas suas idéias, e conversem sobre o que você farão depois. Troquem algumas direções para os próximos ensaios. Concerte os outros problemas que vocês tenham aqui, e não durante os ensaios. E aproveitem um tempo bom, estabeleçam um ótimo relacionamento pessoal. Se você gosta de estar com a sua banda fora da banda, você vai gostar deles ainda mais quando você está dentro da banda. E todo mundo que escutar ou ver a banda vai notar isso, e isso cria um grande fator do sucesso.

 ________________________________________________________________ 
Escrito por Josip Pesut
Traduzido de: www.guitarplayerworld.com/How_to_Have_Productive_Band_Rehearsals.html
Já que leu até aqui, comente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário