sábado, 4 de setembro de 2010

Perseverança – Isso Vai Formar Você Ou Detonar Você!

Um dos maiores obstáculos para a maioria dos estudantes de música vêm das suas próprias crenças de que, para ser um grande tocador (tecladista, guitarrista, baixista, etc.), você precisa ter uma habilidade natural. Eu ensinei muitos estudantes de guitarra privadamente pelos anos, e frequentemente eu ouço algumas coisas assim:

* Eu nunca serei tão bom quanto: (nome de algum estudante ou algum guitarrista famoso).
* Guitarristas como Yngwie Malmsteen e Steve Vai devem nascer com um incrível talento musical.

Eu geralmente respondo dizendo para o estudante que ele (ou ela) nunca será um grande guitarrista enquanto ele acreditar nessas coisas. Grandes guitarristas como Yngwie e Vai não pegam na guitarra só um dia ou outro, praticam por um tempo e então se tornam virtuosos. Os dois trabalharam extremamente duro desenvolvendo suas habilidades incríveis. Yngwie já foi quotado (várias vezes) dizendo que ele praticou 8 horas por dia na idade de 13 aos 18 anos! Se ele (e outros) nasceram com todo esse talento então por quê todos eles têm que trabalhar tanto para chegar onde estão hoje?

Um ótimo exemplo de perseverança não-musical é o astro de basquete, Michael Jordan. Jordan não era bom o suficiente nem para entrar no time de basquete do ensino médio da sua escola! A maioria das pessoas teria desistido depois de um desapontamento desses e acreditariam que não tinham razão de tentar no outro ano, porque obviamente elas assumiriam que não possuem talento. Todos nós sabemos que isso não é como Jordan pensou isso da sua situação. Ele trabalhou extremamente duro todo dia, praticando e pedindo ao técnico para treinar ele, mesmo que ele não fosse um membro da equipe. No ano seguinte, Michael chegou ao time e eventualmente se tornou um dos maiores atletas de todos os tempos.

Eu conheci alguns estudantes que acreditavam que eles não tinham uma habilidade musical natural. Infelizmente, eu assisti muitos deles perdendo tempo esperando que a sua “habilidade natural” os transforme em grandes músicos. Eles mostraram um progresso inicial quando eles praticavam, mas dependiam demais que o talento faça o resto do trabalho para eles. Geralmente, nessa hora, eles começam a ficar preguiçosos e praticar menos, pensando que eles ficaram ótimos assim mesmo. É muito difícil para um professor ver os estudantes falhando porque eles não perseveram quando o potencial estava lá.

O que tudo isso significa para você? Significa que você pode alcançar grandes coisas se você tem a paixão em seu coração pela música e perseverança para aprender e praticar a cada dia. Vai levar um longo tempo, mas é certo que valerá a pena. Cada um de vocês têm basicamente o mesmo potencial como todo mundo para realizar grandes coisas. Não espere que alguma habilidade natural te levar aonde você quer chegar. Você deve acreditar que você só pode fazer isso apenas se você trabalhar duro e por muito tempo. Se você acreditar nesse fato e acreditar em você mesmo, os sonhos podem se realizar.

___________________________________________________
Escrito por Tom Hess 
Retirado de: http://www.tomhess.net/Articles/Perseverance.aspx
Já que leu até aqui, comente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário