sábado, 11 de setembro de 2010

A Habilidade Mais Importante Que A Maioria dos Guitarristas Não Têm



Obs: Como a maioria dos artigos do Tom Hess, ele se foca mais na questão dos guitarristas, mas as dicas servem para qualquer tipo de músico.

Então qual é essa habilidade mais importante que a maioria dos guitarristas não têm? Alguns diriam que é conhecimento da teoria musical. Alguns outros diriam que a habilidade mais importante é a criatividade. Existem legiões inteiras de guitarristas que acreditam que ter uma técnica impecável é o Santo Graal de tocar guitarra. Talvez você concorde com um dos conceitos acima, ou talvez você acha que a habilidade seja algo mais como composição, saber tocar em conjunto ou ter perseverança.

Todas as habilidades mencionadas acima são cruciais para o desenvolvimento de qualquer guitarrista que realmente quer se tornar um excelente guitarrista e músico. Mas a habilidade mais importante que a maioria dos guitarristas não têm e não sabem praticar se chama Treinamento de Ouvido! (também conhecida como habilidades aurais). Nós estamos lidando com música, certo?! Como a maioria de nós aproveita a música? Escutando ela! Então por quê a maioria dos guitarristas têm habilidades aurais pobres (um ouvido despreparado). Guitarristas não-clássicos tradicionalmente têm tocado pelo ouvido, mais surpreendentemente a maioria dos ouvidos desses guitarristas não são tão bons quanto eles poderiam ser e deveriam ser.
Eu vou usar a mim mesmo como um exemplo clássico de guitarrista que tinha uma severa falta de habilidades aurais. Antes de eu começar meu treinamento musical formal na faculdade, eu pensava que meu ouvido era muito bom. Eu poderia aprender normalmente músicas de ouvido rapidamente e minhas habilidades de improvisação eram boas para o momento. Mas quando eu queria compor um solo de guitarra para uma música ou escrever minhas próprias músicas, eu tinha problemas. Eu sempre sentia como se eu não conseguisse colocar a música que eu ouvia na minha cabeça na música eu estava tocando. Eu até tinha uma técnica muito boa e meu conhecimento da teoria básica não era ruim, mas minha criatividade estava sofrendo grandemente. Tudo que eu improvisava ou escrevia vinha das minhas mãos e do conhecimento de acordes, escalas, etc. Mas eu queria fazer mais. Eu queria ser mais único, mais criativo, e mais importante, queria ser mais expressivo. Eu estava ciente de que o problema existia, mas eu não sabia a raiz específica do problema. Eu assumi que eu não era uma pessoa criativa e que minha (assumida) falta de criatividade era permanente e além do meu controle. Eu acreditava que eu simplesmente não tinha o "dom natural" da criatividade.
No inverno de 1994, eu me matriculei na faculdade Harper para o curso de major musical. Em adição à todos os requerimentos, era preciso que todos os estudantes de música tinham que completar 2 anos em aulas de Habilidades Aurais. Não passou muito tempo quando eu fui para minha primeira aula de habilidades aurais e eu percebi o quanto meu ouvido precisava de treinamento. Felizmente eu tinha um professor muito encorajador que sabia que guitarristas frequentemente têm problemas com habilidades aurais. Depois do primeiro semestre (6 meses), eu percebi que meus problemas relacionados com a criatividade (improvisação, composição, etc) estavam melhorando, e mais importante, eu percebi que meus problemas não eram devido a falta de criatividade. Eles eram devido ao fato que meu ouvido não tinha sido desenvolvido o suficiente para liberar todo o meu potencial criativo.
Esse entendimento foi um dos momentos mais únicos de toda a minha vida musical. Eu me senti liberto em saber que eu realmente tinha muitos talentos criativos. Então tudo que eu precisava fazer era treinar meu ouvido mais para que as minhas idéias criativas pudessem se manifestar na minha música.
Tem muitos modos pelos quais você pode melhorar suas Habilidades Aurais. Eu listei muitos deles abaixo. A idéia aqui não é pegar apenas uma destas idéias da lista e esperar milagres. Faça quantas dessas coisas você puder, o mais frequentemente que você puder.
Atividades para praticar:
1. Transcrever (tentar descobrir por ouvido) canções, acordes, melodias, solos, etc. usando seu instrumento.

2. Transcrever sem usar seu instrumento (escrever a música no papel, e quando você achar que está perto do resultado você pode checar seu trabalho com seu instrumento. Note quais erros que você cometeu e tente ver formas padrões nos seus erros. Por exemplo, se você perceber que você sempre confunde acordes menores com acordes maiores, então você vê que isso é algo que você precisa focar e gastar tempo com isso.

3. Cante, (sim, cante alto) escalas. Comece cantando a escala maior, depois adicione a escala menor natural, depois a menor harmônica, pentatônica, escala de blues, etc.
4. Cante intervalos (duas notas de distância variada)
5. Cante arpejos (acordes – uma nota de cada vez) comece com as tríades maiores e então vá para as tríades menores.

6. Cantar Partituras (você vai precisar de um entendimento básico sobre leitura musical para entender isso) Você pode usar qualquer peça de partitura para isso. Existem livros sobre essa habilidade que você pode comprar se quiser.
7. Transcrever ritmos. Isso é como transcrever uma melodia, mas o foco aqui é escrever somente o ritmo em um papel.

8. Improvisar melodias, solos, etc. em cima de acordes. De qualquer modo, isso é uma ótima coisa para se fazer.
9. Imagine uma melodia de 3 ou 4 notas na sua cabeça e então tente tocar isso no seu instrumento.

10. Grave você mesmo tocando vários acordes diferentes (apenas tríades maiores ou menores por agora). Tente não repetir o mesmo acorde demais, toque sua gravação e então tente identificar quais acordes que você ouve são maiores ou menores.

11. Para aqueles que vivem nos Estados Unidos, procure a faculdade da sua comunidade local que tem um departamento de música, tipicamente oferece aulas de habilidades aurais básicas abertas ao público geral. As faculdades da comunidade frequentemente cobram muito pouco por essas aulas. Eu não estou familiar com como isso funciona em outras partes do mundo, então cidadãos que não vivem nos EUA, devem olhar isso com as faculdades locais.

12. Existem programas de computador disponíveis que podem ser achados na internet. Um que eu usava na faculdade era chamado Practica Musica da Ars Nova (Nota: Isso não é um anúncio da Practica Musica ou da Ars Nova, eu só estou te falando que isso e outros softwares de habilidades aurais  existem e podem ser uma ótima fonte de pesquisa)

13. Para aqueles que não podem se matricular em aulas de habilidades aurais, eu fortemente te recomendo a buscar um professor privado de música. A vantagem de buscar um professor é que ele não precisa ser professor de guitarra. Qualquer professor competente  (não importa o que toca) pode te ensinar Habilidades Aurais. A chave é achar um professor competente, apesar de ter muitos incompetentes por aí.
Treinamento de Ouvido é crítico para qualquer músico que quer se desenvolver. Se lembre de perseverar e ser paciente enquanto seu ouvido se desenvolver. Espere com que o processo seja como o processo de aprender a tocar físico. Seu ouvido precisa de prática constante, como suas mãos precisam, então não negligencie a ferramenta mais crucial que você têm – seus Ouvidos!

___________________________________________________

P.S.: Pesquisando na internet, pode-se achar vários programas grátis de treinamento de ouvido. Esse é um  programinha bem básico que eu tenho usado ultimamente, mas indico que vocês também procurem outros programas.
www.miles.be/FET_Basic_Setup.exe

 ___________________________________________________
Escrito por Tom Hess 
http://www.tomhess.net/Articles/TheMostImportantSkillMostPlayersDontHave.aspx
Já que leu até aqui, comente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário